Lojas chinesas estão vendendo vários conjuntos de SSDs Samsung 1080 PRO NVMe pela internet, prometendo velocidades que alcançam até 15,8 GB/s, porém o hardware não é produzido pela fabricante e pode enganar muitos que estão em busca de uma nova unidade de armazenamento.
Primeiro, temos de lembrar que a Samsung não lançou e sequer anunciou um SSD com a numeração 1080 PRO. Obviamente alcançarão, caso sigam a numeração atual de seus hardwares, porém já é um dos fortes indícios de que isto representará uma dor de cabeça.
O produto faz parte de uma estratégia que parte de indivíduos, que reempacotam SSDs e imprimem um novo nome do modelo – fazendo com que até os vendedores caiam no golpe. E muitos dos que são vistos seguem para as vendas desta forma, “cópias” de dispositivos como da própria Samsung e da SK Hynix.
Testes no SSD Samsung 1080 PRO falso
A Quasarzone decidiu comprar um destes modelos para executar testes nele, percebendo que ele desaponta em desempenho – mesmo sabendo que é um SSD falso.
Foram pagos 40.000 won (aproximadamente R$150 na cotação atual) em uma versão que era descrita como 4TB de armazenamento e velocidades de 15,8 GB/s. Vale lembrar que já falamos sobre o controlador mais veloz de SSDs Gen5 por aqui, o Phison E26 max14um – que atinge até 14,6 GB/s.
Ao chegar, a Quasarzone aponta que o SSD Samsung 1080 PRO veio em uma caixa comum, com apenas um colante mostrando a marca, mas as fontes e qualidade eram questionáveis. Outro fator que notaram é que a caixa detalhava que ele tinha apenas um NAND flash, quando 4TB exigem no mínimo múltiplos chips NAND empilhados.
Os testes realizados no Windows Disk Management apontam que ele realmente tinha 4TB de capacidade onboard, mas ele sequer conseguiu rodar pelo benchmark MediaTester. Já no CrystalDiskInfo, nota-se que o SSD tinha a interface PCIe 3.0×4 – mas inferior ao que veio ao mercado com o Samsung 980 PRO em seu lançamento.

Ainda no CrystalDiskMark, é visto que o SSD Samsung 1080 PRO falso tem um desempenho bem abaixo de seu antecessor. O espaço em velocidade de leitura e escrita é de 12 vezes e 59 vezes, respectivamente. Eles também usaram o ATTO Disk Benchmark, provando que comprar – mesmo sabendo que é falso – não é uma boa ideia.


Eles definem o SSD Samsung 1080 PRO falso como um dispositivo pior do que um drive externo, o que deve ajudar a afastar o público do hardware enquanto a fabricante não lança a versão oficial dele em um breve futuro. Para evitar cair em golpes assim, compre de preferência em lojas autorizadas.
Fonte: Adrenaline