A principal moda na hora de montar um PC gamer é colocar LEDs e RGB, mas talvez essa estética esteja começando a ficar ultrapassada em favor de uma mais complexa: as telas LCD. Essas pequenas telas estão sendo colocadas para monitorar aspectos do computador a cada um de seus componentes, mas também há um elemento estético nelas. Já vimos isso em water cooler, placa de vídeo, fonte e em outras peças.
A estética gamer, quase por padrão, tem sido de pequenas luzes e arco-íris há anos, mas as coisas parecem estar mudando. Nos últimos anos, a popularidade dos displays nos nossos componentes explodiu. Se você acha que isso ocorre apenas em lugares onde faz sentido, como no water cooler (Corsair iCUE H150i Elite, por exemplo), saiba que está enganado.
Painel LCD do cooler Corsair iCUE H150i Elite pode mostrar info do PC ou qualquer tipo de imagem, GIF ou animações, por exemplo (Imagem: Amazon/Reprodução)
Onde faz mais sentido ver este tipo de acréscimo é, sem dúvida, no próprio gabinete. Afinal, é a primeira coisa que vai passar pelos nossos olhos. A marca Hyte com seu Y70 Touch entendeu isso perfeitamente, colocando uma tela sensível ao toque na frente da torre. No geral, equipamentos que deixam o RGB e adicionam as telas LCD costumam ser ainda mais caros.
Tela na parte da frente do Hyte Y70 Touch (Imagem: Hyte/Divulgação)
As placas de vídeo também têm aderido a essa tendência, como evidenciado pela RTX 3080 iGame da Colorful, que possui uma tela LCD flip-up. Não estando tão em alta dentro dentro deste “segmento LCD em PC”, há quem considere esta estética excessiva, mas está a anos-luz de alguns dos exemplos mais absurdos deste tema.
Já Thermaltake resolveu criar uma tela de LCD para monitorar a temperatura da memória RAM. Quem faz isso é o kit de monitor LCD Pacific R2 Ultra Memory. Por praticamente 200 euros (cerca de R$ 1.100), parece um investimento bem excessivo. Por outro lado, é natural que quem procura estética geralmente esteja disposto a pagar mais em algo “não essencial”.
Um caso curioso é o da fonte de alimentação Aorus P1200W 80+ Platinum Modular. Ela possui um ecrã LCD numa das laterais onde permite colocar o seu consumo, um texto personalizado, uma imagem, um GIF e até um vídeo. Mais uma vez, estamos a falar aqui de um preço mais salgado do que o normal por conta dessas “perfumarias”.
Esse tipo de estética, como visto, está se difundindo. Sim, é verdade que é muito mais caro que RGB, então, pelo menos por enquanto, ficará restrito ao topo da pirâmide dos gamers. Mas aos poucos, as luzes estão começando a dar lugar a outros tipos de decorações. Nos casos onde o RGB continua e há a adição de LCD, o bolso sofre ainda mais.